Página inicial

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

PSB 77% maior

Com a eleição definida em 5.528 cidades, já é possível fazer um balanço detalhado de quem cresceu e quem perdeu espaço nos pleitos municipais. O PMDB se consolidou como maior partido na esfera de governo local: elegeu 13% de prefeitos a mais do que em 2004, chegando a pelo menos 1.194 prefeituras. Esse número pode aumentar porque ainda faltam apurar os votos em seis cidades. Além disso, os peemedebistas estarão presentes no segundo turno em 11 cidades.
O PT também cresceu e agora disputa com o PP o terceiro lugar em número de prefeituras. O partido do presidente Lula elegeu 34% prefeitos a mais do que em 2004, chegando a pelo menos 549 comandos municipais. Esse número pode crescer ainda mais porque o PT é o partido que mais disputa eleições de segundo turno, em 15 cidades.
O crescimento dos partidos da base governista se evidencia ainda mais pelo crescimento do PSB, que elegeu 77% mais prefeitos do que há quatro anos, chegando a pelo menos 309 prefeituras. Os socialistas anda disputam o segundo turno em outras seis cidades.
Juntos, os três principais partidos que dão sustentação a Lula no plano federal aumentaram seu cacife municipal em cerca de 400 prefeituras. Outros partidos que orbitam em torno desse tripé, como PTB e PP, praticamente elegeram o mesmo número de prefeitos que em 2004.
Proporcionalmente, o maior crescimento também foi de uma sigla que integra o ministério de Lula: o PC do B pulou de 10 para 40 prefeitos eleitos, um crescimento de 300% em quatro anos.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Blog da Juventude Socialista Brasileira de Pernambuco by JSB-PE is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.