Página inicial

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Eleito, João da Costa quebra novo tabu

Do JC OnLine
O discurso foi um só: a vitória do candidato petista no Recife foi resultado da união da Frente Popular de Esquerda. Em coletiva realizada em seu comitê, o prefeito eleito João da Costa, o governador Eduardo Campos e o prefeito João Paulo afirmaram que a oposição perdeu por que não tem projeto político, mas está dividida. "Aqueles que fizeram outro tipo de política já colheram nessas eleições o resultado e em 2010 será assim novamente", disse, otimista, o governador. A coletiva durou trinta minutos e aconteceu logo depois que o Tribunal Regional Eleitoral confirmou a vitória de João da Costa no primeiro turno (TRE-PE).
João da Costa venceu com 51,54% dos votos válidos. Mendonça (DEM) ficou em segundo, com 24,63%. Em seguida: Raul Henry (16,40%); Cadoca (3,68%); Edilson Silva (3,05%); Kátia Telles (0,46%) e Roberto Numeriano (0,23%).
"Como baseamos nossa campanha na continuidade, buscamos vencer no primeiro turno. O objetivo foi alcançado, mesmo diante de um conjunto de obstáculos", afirmou o candidato eleito. E alfinetou: "Espero que desta vez nossos adversários tenham aprendido a fazer campanha sem desconstruir o adversário". Com relação ao processo que enfrenta na Justiça, Costa disse estar tranqüilo. "O povo já fez justiça ao nos eleger". O petista citou o prefeito João Paulo em todas as respostas e mostrou-se confiante na continuidade ao lado do governador Eduardo Campos e do presidente Lula.
2010 - João Paulo fez questão de ressaltar que não representa uma ameaça para a reeleição do governador Eduardo Campos. "Não podemos errar na política. Sou homem de projeto político e sei qual é a minha tarefa. Acho que essa eleição, acima de tudo, está mostrando que a união é necessária", disse. Eduardo Campos completou: "Nossa referência não é o projeto de cada um de nós. Vamos tratar de 2010 em 2010. Essa é a diferença para aqueles que fazem oposição ao nosso governo. Em 2010 vamos estar juntos novamente para tristeza dos nossos adversários."NAS RUAS - A Praça do Marco Zero, no Centro do Recife, vestiu-se de vermelho novamente para receber mais um candidato petista eleito. Em seu discurso, João Paulo disse ter quebrado três tabus. O primeiro deles foi a eleição de um metalúrgico, filho de cobrador, para prefeito do Recife. Depois, reeleger um prefeito da capital no primeiro turno. E desta vez aquela que dizia que prefeito não elegia outro prefeito.
Eduardo Campos reforçou novamente a união da Frente Popular de Esquerda. "Eles queriam nos ver divididos nas pequenas disputas. Eles não toleram a nossa união. Têm cabeça antiga e reacionária."
João da Costa falou, sobretudo, dos obstáculos e dificuldades vividos durante a campanha e dedicou sua vitória a Pelópidas Silveira, ex-prefeito do Recife. "Ele foi um dos fundadores da frente que nos inspirou". Como fez desde o primeiro comício, fez a militância gritar: "Vencemos na rua!"

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Blog da Juventude Socialista Brasileira de Pernambuco by JSB-PE is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.