Página inicial

sábado, 30 de agosto de 2008

DELEGACIA DE MEIO AMBIENTE DE PERNAMBUCO

Acabaram-se as desculpas para se manter distante. Desde ontem, a sociedade tem um local específico para realizar as denúncias de crimes contra o meio ambiente ocorridos em Pernambuco. A primeira Delegacia de Meio Ambiente e de Infrações de Menor Potencial Ofensivo (Dimpo) do estado foi instituída pelo governo do estado, ontem, com a publicação do decreto 32.004, de 26 de junho, no Diário Oficial. A denominação repassou à delegacia a responsabilidade de prevenir e reprimir as infrações relacionadas à fauna e à flora. A criação da delegacia foi uma conquista de 68 entidades ambientais que solicitaram audiências públicas sobre o tema, elaboraram um manifesto e o encaminharam ao governo.

As funções da nova Delegacia de Meio Ambiente já vinham sendo desempenhadas no estado pela equipe da Delegacia de Infrações Penais de Menor Potencial Ofensivo (Dimpo). O que ocorreu foi uma nova denominação e definição das atribuições. "Com a denominação de Delegacia de Meio Ambiente, ficará mais fácil para a sociedade visualizare respeitar essa temática. Agora, as pessoas já sabem aonde ir", ressaltou a delegada da Dimpo, Helga Queiroz. O decreto determina que a delegacia atue com exclusividade no Recife e no resto do estado quando a apuração exigir maior especialização. O telefone da Dimpo é 3419.3600.

"É importante destacar que as outras delegacias também podem atuar nessas questões, recebendo queixas e reprimindo infrações. Mas a criação de uma delegacia especializada será importante para treinar os próprios policiais", disse Helga, alertando que alguns profissionais ainda não têm a sensibilidade exigida para atuar em casos como os de maus tratos aos animais ou de degradação ambiental. As ocorrências registradas no Recife, como agressões a animais domésticos e de trabalho e poluição, serão recebidas na delegacia e o policial deverá fazer um boletim de ocorrência, lavrar um termo circunstanciado ou instaurar um inquérito. Além disso, deverá atender às requisições do Juizado Especial Criminal e do Ministério Público.

Conquista -A presidente da Associação de Amigos Defensores dos Animais e do Meio Ambiente (Adama) e uma das autoras do manifesto, Maria Padilha, comemorou a publicação do decreto. Cautelosa, ela observou que esse ainda foi o primeiro passo. "Não restam dúvidas de que foi uma conquista. Mas precisamos garantir que a delegacia terá capacidade de atuar. Até porque o trabalho irá aumentar com essa denominação", destacou. Ela lembra que o manifesto elaborado após várias reuniões com outras entidades, além da delegacia, solicitava também a necessidade de melhorias estruturais físicas e materiais para o bom desempenho das equipes policiais.

A defensora dos animais destacou a importância de treinamento para os policiais e citou a importância de aquisição de equipamentos. Além disso, acrescentou, a delegacia também precisa ter celas para quando for necessário abrigar animais. "Foi um sonho conquistado por todos os defensores dos animais, mas não podemos deixar de lutar", disse.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.


2 comentários:

Antonieta Camargo disse...

Gostaria de saber quem está respondendo pela poluição sonora no Recife.
Sou moradora da rua da aurora e o abuso dos bares, casas de festas e ensaios de maracatu está cada vez pior. Quando a polícia estava controlando ainda tinhamos alguma esperança de solucionar este problema mas agora que não há plantão de fiscalização, ou pelo menos não temos acesso a essa informação, as festas estão soltas! São 3 horas da manhã e não posso dormir com tanto barulho. Alguém pode me dar uma resposta???
Há quem teremos que recorrer na madrugada?
A poluição sonora em Recife é um absurdo!!

Aguardo contato.
Atenciosamente,

Antonieta Camargo
tieta1960@yahoo.com.br

Anônimo disse...

QUERO DENUNCIAR UM CARRO DE PASTEL QUE ESTÁ SE ALOJANDO NA CALÇADA DA PRAÇA DO LARGO DONA REGINA E QUE A MULHER AO TERMINAR O SERVIÇO DE FRITAR PASTEIS ELA PÕE ÓLEO QUENTE NA RAIZ DE 1 ARVORE QUE HÁ NA PRAÇA! POR FAVOR,TOMEM PROVIDENCIA! TEMOS UM PPO E PARECE QUE ELES NÃO ENXERGAM NADA DISTO! FICA NA ENTRADA DE NOVA DESCOBERTA,LARGO DE DONA REGINA,A PARTIR DAS 17 HORAS!!!!

Creative Commons License
Blog da Juventude Socialista Brasileira de Pernambuco by JSB-PE is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.