Página inicial

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Rural usa Enem e acaba vestibular


Nota do Exame Nacional do Ensino Médio será única forma de ingressar em um dos 41 cursos de graduação da universidade. Mudança começa este ano

Margarida Azevedo - mazevedo@jc.com.br 

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) vai adotar a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado pelo Ministério da Educação (MEC), como única forma de ingresso nos seus cursos de graduação. A mudança começa a valer este ano e significa o fim do tradicional vestibular. Semana passada, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) já havia anunciado a adesão ao novo modelo de seleção proposto pelo governo federal. Entre as federais do Estado, falta apenas a Federal de Pernambuco (UFPE) se pronunciar, o que deve ocorrer amanhã. 

Para concorrer às 3.190 vagas da Rural – haverá acréscimo de 160 em relação ao ano passado, com a criação de dois novos cursos, licenciatura em educação física e bacharelado em ciência da computação – o fera terá que esperar o resultado do Enem para depois inscrever-se na seleção da universidade. Isso só ocorrerá em janeiro, pois o MEC promete divulgar as notas do exame apenas no oitavo dia de 2010. 

Não bastasse ter que esperar o próximo ano para saber se ingressarão na universidade, os feras terão que acelerar os estudos, pois o Enem será aplicado em outubro (dias 3 e 4). Ou seja: haverá um mês a menos de preparação, uma vez que o vestibular realizado até o ano passado começava no fim de novembro. Os vestibulandos vão responder 200 questões (o Enem anterior tinha 63) e fazer uma redação. 

“Queremos alunos capazes de pensar, de refletir sobre os problemas da sociedade, de criar soluções para a universidade, de interagir. O Enem exige raciocínio, não avalia só o conteúdo, por isso decidimos adotá-lo este ano”, destacou o reitor da Rural, Valmar Corrêa de Andrade, ontem à tarde, ao anunciar a decisão da universidade. Segundo ele, o atual vestibular está ultrapassado e já havia interesse da UFRPE em modificá-lo, antes mesmo da proposta do MEC. 

Sem vestibular, não haverá cobrança de taxa de inscrição. Com isso, o reitor acredita que serão mais candidatos às vagas da Rural. No vestibular do ano passado foram aproximadamente 13 mil inscritos. “Os alunos de escolas públicas poderão se candidatar às nossas vagas sem nenhum custo, pois há gratuidade na inscrição do Enem para quem estudou na rede pública”, observou Valmar Corrêa. O MEC cobra taxa para quem é da rede privada (R$ 35 no ano passado). 

O bônus de 10% concedido aos candidatos do interior para as graduações de Garanhuns, no Agreste, e Serra Talhada, no Sertão, está mantido. “Pela proposta do MEC, os estudantes terão até cinco opções de escolha de cursos, que podem ser na mesma universidade ou em instituições diferentes. Após a divulgação das notas do Enem, será aberto um período de inscrição igual para todo o País. Vamos preencher as vagas de acordo com a nota dos estudantes”, explicou a pró-reitora de ensino de graduação da Universidade Rural, Maria José de Sena.

Um comentário:

Anônimo disse...

gostei muito e achei super otímo essa reação da Faculdade Rural de Pernambuco !

Creative Commons License
Blog da Juventude Socialista Brasileira de Pernambuco by JSB-PE is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.