Página inicial

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Inscrição do Enem tem data marcada


Vestibular // Exame inscreve a partir do próximo dia 15 de junho
Mirella Marques e Thatiana Pimentel // Do Diario e especial para o Diario

Os feras de todo o país já podem se preparar para o período de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que deve ser de 15 de junho a 15 de julho. As inscrições poderão ser feitas pela internet (www.inep.gov.br), nas agências dos Correios ou nas instituições de ensino cadastradas no Ministério da Educação (MEC). Os candidatos terão que pagar R$ 35, mesmo valor cobrado no ano passado. Os alunos das escolas públicas não precisam pagar a taxa. Poderão se inscrever alunos que estão concluindo ou concluíram o ensino médio em anos anteriores. A data foi definida na tarde de ontem, em reunião do ministro Fernando Haddad com os reitores da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes). O novo Enem será usado este ano como substituto total ou parcial dos vestibulares das três universidades federais do estado (UFPE/UFRPE/Univasf). 

O conteúdo das provas também foi aprovado na tarde de ontem, mas será divulgado apenas hoje à tarde, após um encontro do ministro com o Conselho Nacional dos Secretários de Educação. Haddad, porém, adiantou em entrevista coletiva que não irá acrescentar nenhum assunto novo ao programa do ensino médio definido pelo MEC. "Não queremos causar um choque nos estudantes. Vamos seguir a matriz curricular que já norteia o ensino médio brasileiro". 

Línguas - Ele explicou que não se trata de esvaziar os conteúdos ministrados nas escolas, mas abordá-los de forma a privilegiar a capacidade de raciocínio, de integração das áreas. "Se um aluno compreende um fenômeno da natureza, sabe do que se trata, mas esqueceu a fórmula, ele vai conseguir por outros meios chegar à resposta correta. Ninguém irá se prejudicar", garantiu. Outra novidade definida na reunião de ontem foi a realização de um novo exame entre abril e maio de 2010. Ou seja, seis meses após a aplicação do Enem 2009, os feras que não atingirem o resultado esperado terão uma nova chance. A segunda prova, contudo, já deverá incluir uma língua estrangeira. Ainda não se sabe se haverá questões de inglês e espanhol, ou o fera poderá optar por apenas uma das línguas. 

O reitor da UFPE, Amaro Lins, aprovou as novidades apresentadas na reunião. "Vamos trabalhar as habilidades que queremos que os estudantes tenham em cada área determinada pelo MEC. O conteúdo não será cansativo ou repetitivo", adiantou. O ministro prometeu ainda a elaboração de um simulado do novo Enem, que será disponibilizado antes da data do exame ( dias 3 e 4 de outubro) no portal do Inep, instituto responsável pelas provas. Ana Cabral, pró-reitora acadêmica da UFPE, que também esteve presente na reunião de ontem, revelou que o número de questões do Enem (200 ao todo) não está confirmado, assim como a quantidade de perguntas por áreas que podem ser 50, 45 ou 40 itens.
  

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Blog da Juventude Socialista Brasileira de Pernambuco by JSB-PE is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.