Página inicial

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Particulares dominam ranking do Enem


BRASÍLIA – Das 26 mil escolas que foram avaliadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 74% obtiveram nota abaixo da média nacional, que foi de 50,52 pontos. Na rede pública, o índice de estabelecimentos com resultado inferior à média chega a 89%. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou ontem os resultados por estabelecimento de ensino em 2008.  

Mais uma vez, foram as escolas particulares que conquistaram os melhores resultados. Das 20 melhores escolas, 15 são privadas, e a maioria fica no Sudeste. Outros 6 mil colégios ficaram sem conceito porque tiveram número insuficiente de alunos participantes.  

Pelo segundo ano consecutivo, o campeão do Enem foi o Colégio São Bento, do Rio de Janeiro. A média total obtida pela escola foi de 80,58 pontos, em escala que vai de 0 a 100. São 30 pontos a mais do que a média nacional do Inep. Administrado por padres beneditinos, o colégio só recebe alunos do sexo masculino. A mensalidade para o ensino médio varia de R$ 1.616 a R$ 1.752.  

Entre as escolas públicas, o melhor resultado ficou com o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. A média obtida pelos alunos foi de 76,66 pontos, o terceiro melhor resultado no ranking geral. Entre os dez primeiros colocados, apenas o Colégio Helyos, de Feira de Santana (GO), e o Colégio WR, em Goiânia, que ocupam o quinto e o sexto lugar, não são do Sudeste.  

O resultado dos colégios de aplicação das universidade federais no Enem são os melhores entre as escolas públicas, ao lado dos colégios militares. Entre as cinco melhores escolas públicas do País, quatro são de universidades federais. Para o reitor da UFV, Luiz Cláudio Costa, o resultado é prova de que as escolas públicas podem funcionar e prestar um grande serviço. “Uma escola pública de qualidade se faz com um bom projeto pedagógico, infraestrutura e pessoas”, definiu.  

O Colégio de Aplicação (CAP) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ficou em 14º lugar no ranking, com nota 76,68. Mesmo com o bom resultado, professores e alunos querem mais. “Numa escala até cem, a nota pode ser melhor. Vamos nos empenhar mais”, afirmou o coordenador geral do CAP, José Carlos Alves.  

Um comentário:

Unknown disse...

Colegio Helyos nao eh em (GO) eh na Bahia!
:)

Creative Commons License
Blog da Juventude Socialista Brasileira de Pernambuco by JSB-PE is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.