Página inicial

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

MENDICÂNCIA EM SEMÁFOROS

Ação coíbe exploração infantil. Campanha Basta de Rua, que será lançada amanhã, tem como objetivo prender em flagrante pais que obrigarem crianças e adolescentes a pedir esmola

De acordo com levantamento do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), ligado à Secretaria de Assistência Social do Recife, 32 famílias vivem da mendicância nos semáforos da cidade, totalizando 48 adultos e 83 crianças e adolescentes. Impedir que esses menores seja explorados pelos pais é o objetivo da Campanha Basta de Rua, que será lançada amanhã. O plano, que tem o apoio de 46 policiais militares, visa prender em flagrante a mãe que estiver obrigando a criança a pedir dinheiro.
A ação deve durar até março do ano que vem, quando os organizadores esperam ter recolhido todas os menores dos sinais de trânsito. Um das entidades participantes, a Associação Beneficente Criança Cidadã (ABCC), planeja o encaminhar os menores para a casa de parentes.
“Obrigar a o filho a mendigar é crime. Por isso, as mães que fazem isso precisam ser presas. Elas expõem a criança a todo tipo de violência, inclusive a sexual e, por isso, devem ser punidas”, explica Maria Cláudia Azambuja, coordenadora de direitos humanos da ABCC.
A entidade também realizou pesquisa para traçar o perfil das crianças que perambulam pelas ruas. O trabalho, feito em maio deste ano, revela que a maioria (60,9%) tinha até 7 anos. Um dado curioso: 73,9% moram no Coque, comunidade do bairro da Ilha Joana Bezerra, na área central do Recife. Os autores do levantamento acreditam que o motivo é a proximidade do lugar dos semáforos mais usados para a mendicância.
O trabalho mostrou, ainda, que 69,6% têm cor parda e 21,7%, cor branca. Apenas 40,1% não são beneficiadas com programas de governo. “Tem gente que recebe o Bolsa-Família e continua a mendigar no sinal”, revela Maria Claudia.
O motivo alegado pelas mães e filhos para se encontrarem nas ruas é o desemprego dos pais. Os menores ganham mais. Enquanto a renda diária declarada pelas crianças de até 7 anos é de R$ 15, a informada pelos que têm de 8 a 11 anos é de R$ 10.
Os dados também mostram que os bebês (até dois anos), somam 26,1% e passam, no mínimo, seis horas por dia na rua. E quase metade deles (44,4%) permanece 24 horas todos os dias da semana. Já os meninos e meninas maiores – de 8 a 11 - moram na Imbiribeira, Zona Sul.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Blog da Juventude Socialista Brasileira de Pernambuco by JSB-PE is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.