Página inicial

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Governador entrega primeiras carteiras de motorista gratuitas


Abrir as portas do mercado de trabalho para muitos pernambucanos. Este é o objetivo do Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores do Governo de Pernambuco.

Durante a entrega dos primeiros documentos, ontem, o governador Eduardo Campos explicou que a medida “possibilita que estudantes, pessoas desempregadas há mais de dois anos, filhos de famílias que estão cadastradas no Bolsa-Família e egressos do sistema prisional tirem a Carteira de Habilitação e se aproximem da empregabilidade”. Mais de 140 mil inscrições foram feitas nesta primeira edição do programa. Cidadãos que não tinham carteira de habilitação ou que já tinham a CNH e não possuíam os recursos necessários para mudar a sua classificação e se tornarem operadores de máquinas ou dirigir caminhões, por exemplo. Pessoas como José Gomes Filho, 42 anos, que somente 24 anos após completar a maioridade vai conseguir tirar sua primeira Carteira Nacional de Habilitação - CNH. Para ele era “quase impossível” juntar o dinheiro necessário para pagar uma auto-escola e fazer os exames. José Gomes lembrou (sem nenhuma saudade) das chances de arrumar um emprego perdidas e agradeceu ao governador Eduardo Campos pela iniciativa. “Não acreditava que o Governo pudese fazer isso pelos mais pobres. Muitas vezes aparecia uma vaga de motorista, mas eu não podia pegá-la, pois não tinha carteira. Agradeço primeiro a Deus e depois ao governador Eduardo Campos”, disse, jurando que sabe dirigir “muito bem”, mas não podia assumir um volante pela falta do documento.

Situação idêntica vivia Maria José do Nascimento. Desempregada, não conseguia juntar os R$ 400 necessários para tirar sua primeira habilitação. “Há muito tempo que eu tentava tirar a carteira de motorista, mas ficava impossibilitada por conta do preço. Esse programa veio bem a calhar”, comemorou. Segundo o presidente do Detran, Roberto Leandro, a iniciativa - que vai beneficiar seis mil motoristas de baixa renda, a cada ano - já despertou o interesse de outros Estados e até mesmo do Governo Federal. “O Governador já está buscando parcerias com o Governo Lula, através do Ministério do Trabalho, para expandir esse programa em Pernambuco”, revelou.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Blog da Juventude Socialista Brasileira de Pernambuco by JSB-PE is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.