Página inicial

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Alunos da rede pública lançam jornal literário e folheto de cordel


Após um mês contínuo de atividades literárias, alunos da escola estadual Almirante Soares Dutra, em Santo Amaro, área central do Recife, puderam expor o que aprenderam durante a primeira etapa do Projeto de Formação de Novos Leitores e Escritores. Desenvolvido pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), como uma das iniciativas do Espaço Pasárgada, o projeto teve sua primeira etapa concluída na última quinta-feira (2), quando os jovens apresentaram suas criações em forma de cordel coletivo e jornal literário.

A edição do jornal O Visionário contou com interpretações de textos modernistas e poemas de diferentes estilos, produzidas pelos próprios alunos que, durante o mês de setembro, aprofundaram seus conhecimentos no universo literário brasileiro, especialmente na obra do poeta pernambucano Manuel Bandeira. A construção da poesia oral de tradição nordestina também foi trabalhada pelos meninos e meninas, que produziram coletivamente um livro de cordel. A publicação trata, sobretudo, das experiências e aprendizados adquiridos ao longo do projeto, que nessa primeira etapa teve Aldo Lins, Altair Leal e Paulo Moura como facilitadores.

As próximas escolas contempladas pela iniciativa serão João Barbalho e Luiz Delgado, ambas no Centro do Recife. A ação seguirá nos meses de outubro e novembro, respectivamente, e pretende atingir 4.320 jovens.  A idéia é que, ao final das três etapas, os alunos apresentem todas as suas produções na mostra de encerramento da ação educativa, a ser realizada no mês de dezembro, no Espaço Pasárgada.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Blog da Juventude Socialista Brasileira de Pernambuco by JSB-PE is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.