O Governo do Pernambuco, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), levou para o 28º Festival Del Caribe, evento que aconteceu entre os dias 3 e 9 de julho, em Santiago de Cuba, representantes da cultura popular pernambucana para uma troca de experiências. Bete de Oxum, do Coco de Umbigada; Mestre Afonso, do Maracatu Leão Coroado; e Manoel Papai, do Sítio Pai Adão, integraram a delegação. A presidente da Fundação, Luciana Azevedo, também participou comandando uma mesa sobre o modelo de política pública adotado no Estado, chamado Pernambuco Nação Cultural.
A tradicional festa caribenha reuniu, em 2008, todos os países que integram a região e delegações convidadas, além do Brasil – representado pela delegação pernambucana. Ao todo, foram 22 nações representadas numa festividade que contou com mesa de discussão, debates, conferências e apresentações simultâneas em dezenas de locais da cidade.
Além de participar das discussões, a delegação da Fundarpe articulou uma maior integração entre Pernambuco e Santiago de Cuba, regiões que apresentam diversas características semelhantes, além da riqueza de manifestações artísticas populares. "Somos (Pernambuco e Santiago de Cuba) formados por uma população que luta pelos seus ideais, com uma imensidão de manifestações culturais. Além das semelhanças na dimensão territorial, nos parecemos fisicamente com os cubanos", declarou Luciana Azevedo na conferência que realizou na terça-feira (8).
sexta-feira, 11 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Blog da Juventude Socialista Brasileira de Pernambuco by JSB-PE is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Nenhum comentário:
Postar um comentário