Página inicial

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Carteira de Habilitação gratis !

CNH Popular: inscrições até dia 31

Por Adaíra Sene

Outra parceria entre o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran/PE) e a Secretaria de Cidades está sendo lançada hoje. Todos aqueles interessados em tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e que não têm condições financeiras para tanto, agora terão uma oportunidade de realizar o sonho. O Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores tem como objetivo atender gratuitamente as pessoas de baixa renda e subsidiar a retirada do documento. Além disso, quem já possuir a Carteira Nacional de Habilitação poderá mudar para as categorias C e D aumentando as chances de empregabilidade. A princípio a meta é proporcionar o benefício para seis mil candidatos anualmente.

Segundo o secretário de Cidades, Humberto Costa, o objetivo é profissionalizar as pessoas para que elas tenham um melhor acesso ao mercado de trabalho. “Essa medida vai gerar acesso, até porque é um documento de alto custo. Com a carteira, cresce a oportunidade de trabalho. Além do desenvolvimento do Estado. A mudança das categorias também influencia, saindo do amadorismo para o profissional, já que habilitados nos níveis C e D poderão dirigir caminhão e ônibus, respectivamente. Pensamos até no caráter de ressocialização para as pessoas que saíram dos presídios pernambucanos, eles também têm que se integrar socialmente. Mas o que queremos é justamente aumentar a possibilidade de emprego para os jovens, normalmente quem tem a carteira é beneficiado nas entrevistas”, informou o secretário.


Para participar, os interessados devem se inscrever no site do Detran (www.detran.pe.gov.br) até o próximo dia 31 de julho. As vagas são para beneficiados com o Programa Bolsa Família, alunos da rede pública - é preciso comprovar o bom desempenho -, desempregados há mais de dois anos que tenham renda familiar inferior a dois salários mínimos e egressos do sistema penitenciário, menos em caso de crimes relacionados ao trânsito. Os candidatos terão que fazer os mesmos exames e provas teóricas e práticas que os inscritos normalmente. De acordo com o secretário Humberto Costa, o Estado pagará as despesas relativas às aulas e as avaliações médicas com a utilização dos superávites anuais provenientes da arrecadação das cobranças de taxas do Detran.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Blog da Juventude Socialista Brasileira de Pernambuco by JSB-PE is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.