por Catherine Fátima Alves
A eleição para a presidência e vice-presidência do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) será realizada na próxima terça-feira (10/3), às 14h, na sede do Conselho, situada no Setor Policial Sul, Área 5, Quadra 3, Bloco J, durante a primeira reunião deste ano. De acordo com o estatuto do Conselho, os dois cargos devem ser alternados anualmente entre os representantes do governo e da sociedade civil, que este ano ficará com a presidência da entidade. A eleição é definida pelo voto direto dos conselheiros.
No ano passado, a presidência e vice-presidência foram exercidas, respectivamente, por Danilo Moreira, que é secretário-adjunto da Secretaria Nacional de Juventude, e Maria Virgínia de Freitas, representante da ONG Ação Educativa. O Conjuve é composto por 2/3 de representantes da sociedade civil e 1/3 de representantes governamentais, que são eleitos para um mandato de dois anos. O atual colegiado foi eleito para o biênio 2008/2009.
Com este encontro, que começa segunda (9/3) e termina na quarta-feira (11/3), o Conjuve realiza sua 16ª reunião ordinária desde que foi criado em 2005. O Conselho desempenha importante papel na consolidação da política nacional de juventude e seu desempenho foi decisivo para a realização da 1ª Conferência Nacional de Juventude, realizada em Brasília, em abril de 2008. Ainda no ano passado, o Conselho lançou o Pacto pela Juventude, buscando, em todo o país, o apoio de agentes e gestores públicos, bem como dos candidatos às eleições municipais, para colocar em prática as prioridades e resoluções definidas durante a Conferência.
Este ano a atuação do Conjuve terá como eixos centrais a criação e o fortalecimento dos conselhos estaduais e municipais, a definição de uma agenda de trabalho decente envolvendo a juventude, a discussão sobre a reforma do ensino médio e as questões específicas da juventude negra. Além disso, o colegiado acompanhará de perto as atividades do Congresso Nacional, onde tramitam projetos importantes, como a PEC da Juventude, já aprovada na Câmara dos Deputados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário