São 16 cursos tecnológicos que serão promovidos pelo Cefet
Por SARAH ELEUTÉRIO
Pelo menos 480 jovens do Interior pernambucano receberão capacitação em cursos tecnológicos promovidos pelo Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Pernambuco (Cefet-PE). A iniciativa faz parte do Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil (E-Tec Brasil), do Ministério da Educação, que já avaliou os primeiros 193 pólos para oferecimento dos cursos, dos quais 16 estão em Pernambuco.
Segundo a coordenadora de Tecnologias Educacionais e Educação à Distância do Cefet-PE, Graças Nery, o objetivo das aulas, à distância, é interiorizar e democratizar o conhecimento. “Com esse curso, cujas aulas são semi-presenciais, os jovens não precisam se deslocar até a capital. Trata-se de uma boa oportunidade de desenvolvimento econômico da região”, salientou Graças.
Os jovens candidatos a uma das vagas precisam ter concluído o Ensino Médio e a seleção se dará por vestibular. “As provas serão no fim deste ano, mas ainda estamos definindo as questões de inscrição e calendário”, disse a coordenadora do Cefet-PE, afirmando que já no próximo ano haverá cursos técnicos de Suporte e Manutenção de Microcomputadores e Meio Ambiente, com ênfase em energia solar e eólica. Em 2010, o centro oferecerá cursos de Gestão da Informática e Mecânica Automotiva.
Nessa primeira fase, serão contemplados quatro municípios para cada curso, que contará com 30 alunos, totalizando 120 estudantes por curso. As cidades pernambucanas que contarão com as aulas são Araripina, Belém de Maria, Bom Jardim, Caruaru, Escada, Floresta, Garanhuns, Nazaré da Mata, Ouricuri, Palmares, Paudalho, Petrolina, Recife, Serra Talhada, Surubim e Fernando de Noronha.
O Sistema E-Tec foi instituído em dezembro do ano passado, pelo Governo Federal, na intenção de expandir a oferta de cursos técnicos de nível médio no interior do Brasil. Os cursos, que têm duração média de um a dois anos, contam com tutoria presencial e à distância. Na primeira etapa, 50 mil jovens serão capacitados em todo o País
Nenhum comentário:
Postar um comentário