Alunos de três escolas do Recife participam, pela primeira vez no Brasil, do Rivers of the World (Rios do Mundo), projeto internacional de educação artística e pesquisa da Prefeitura de Londres (Inglaterra) e do Thames Festival, em parceria com o British Council. Na tarde de ontem, o Colégio Boa Viagem, uma das unidades de ensino que integram o projeto, realizou uma intervenção urbana no Centro da capital.
Com o tema Rio da Vida, referindo-se ao Capibaribe, e a consultoria dos artistas plásticos Diogo Todé e Gustavo Távora, os alunos montaram a intervenção na Ponte Maurício de Nassau. Três manequins com varas representaram pescadores. Na ponta da linha, a palavra “Vida” formada por garrafas PET.
Vinte e cinco estudantes da 8ª série do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio do colégio participaram do projeto. De acordo com a professora Gleide Silveira, além de montar a intervenção urbana, os alunos fizeram pesquisas sobre o Capibaribe e visitaram a nascente do rio, que fica na cidade de Poção, no Agreste do Estado.
A estudante Maria Helena Saunders, 15 anos, disse ter aprendido bastante durante os dois meses em que o grupo trabalhou no projeto. “Todos se envolveram bastante com a importância do Rio Capibaribe”, destacou. Hoje, as outras duas unidades de ensino – Escola Estadual Maciel Pinheiro e Colégio Damas – montam seus projetos também no Centro. As intervenções estão sendo fotografadas e as imagens serão utilizadas em uma exposição em Londres.
Com o tema Rio da Vida, referindo-se ao Capibaribe, e a consultoria dos artistas plásticos Diogo Todé e Gustavo Távora, os alunos montaram a intervenção na Ponte Maurício de Nassau. Três manequins com varas representaram pescadores. Na ponta da linha, a palavra “Vida” formada por garrafas PET.
Vinte e cinco estudantes da 8ª série do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio do colégio participaram do projeto. De acordo com a professora Gleide Silveira, além de montar a intervenção urbana, os alunos fizeram pesquisas sobre o Capibaribe e visitaram a nascente do rio, que fica na cidade de Poção, no Agreste do Estado.
A estudante Maria Helena Saunders, 15 anos, disse ter aprendido bastante durante os dois meses em que o grupo trabalhou no projeto. “Todos se envolveram bastante com a importância do Rio Capibaribe”, destacou. Hoje, as outras duas unidades de ensino – Escola Estadual Maciel Pinheiro e Colégio Damas – montam seus projetos também no Centro. As intervenções estão sendo fotografadas e as imagens serão utilizadas em uma exposição em Londres.
Um comentário:
Olá,
sou professor da rede pública estadual de ensino e mantenho um blog de divulgação cultural na cidade de São Luís. Queria saber mais sobre o trabalho de Gustavo Távora que está em exposição aqui no Museu de Ates Visuais.
Aguardo Contato
Marcus Saldanha
http://marcushistorico.blogspot.com/
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