Um curso de formação técnica, alguns casos com direito a bolsa para estudo, e oferta de emprego muito provável. Essas condições estão abertas para 7.510 aprovados pelo Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás (Prominp) em Pernambuco. Os resultados foram divulgados ontem e estão no site do programa (www.prominp.com.br) ou na organizadora do concurso (www.cesgranrio.org.br).
“Foi um resultado muito bom. Tivemos 21.877 inscritos para 7.510 vagas, divididas em 21 categorias”, afirmou o secretário-executivo do Prominp em Pernambuco, Antônio Sotero. As vagas foram abertas tanto para o nível básico, com 7.104 vagas, quanto médio, com 406 oportunidades. O cargo mais disputado foi o de instrumentista montador, com apenas 16 vagas. Já a maior oferta é para o curso de caldeireiro, com 1.152 vagas.
Os candidatos também podem verificar sua colocação, individualmente, no Portal de Qualificação do Prominp, utilizando seus números de usuário e senha.
A oferta dos cursos foi precedida de um longo trabalho de levantamento das demandas de profissionais. As empresas que estão se instalando em Pernambuco na cadeia do petróleo e gás, como a Refinaria Abreu e Lima e a Petroquímica Suape, apresentaram ao Prominp a quantidade de profissionais que precisarão na construção e o período em que eles serão necessários. “Isso é um casamento perfeito entre mão de obra treinada e oferta de emprego. O Prominp tem o cuidado de não colocar pessoas qualificadas na rua sem demanda caracterizada. A prioridade das empreiteiras e consórcios que irão construir os empreendimentos é utilizar a mão de obra que passou pelo Prominp”, explica Sotero. Não existe garantia de emprego passando no Prominp, mas é meio caminho andado. Isso porque, além de ter uma capacitação específica para uma função que será demandada no tempo exato pelo mercado, o nome do aluno é listado no próprio site do Prominp, podendo ser acessado pelas empresas para agilizar contratações.
Em Pernambuco, os cursos serão oferecidos pelo Senai e Cefet. São considerados aprovados os candidatos que obtiveram classificação dentro do total de vagas disponíveis na categoria/localidade requeridas na inscrição. Os candidatos que obtiveram a pontuação mínima, mas não garantiram a vaga, serão considerados classificados, e ficarão em uma lista de reserva aguardando alguma desistência ou eliminação de candidatos aprovados. As aulas serão iniciadas em março e os alunos serão convocados brevemente, por telefone ou carta, para fazer a inscrição.
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Blog da Juventude Socialista Brasileira de Pernambuco by JSB-PE is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Nenhum comentário:
Postar um comentário