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sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Pernambuco conquista 1º lugar no Prêmio de Educação em Direitos Humanos


A política de inclusão social, cidadania e respeito às diferenças implantada pelo Governo de Pernambuco nas escolas da rede estadual de ensino, rendeu ao estado o primeiro lugar no Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos. O anúncio foi feito na noite dessa quarta-feira (03), no Memorial JK, em Brasília. O secretário de Educação, Danilo Cabral, participou da solenidade e recebeu das mãos do Ministro Paulo Vannuchi (Direitos Humanos), o troféu e o certificado da premiação. 
 
Pernambuco concorreu com o trabalho Educação em Direitos Humanos (EDH) como Política de Estado: Educando na Diferença e na Diversidade e ganhou para o estado de São Paulo, que ficou na segunda colocação. O projeto do governo pernambucano relatou a política de EDH implantada nas escolas da rede pública estadual e que vem disseminando o debate em Direitos Humanos entre estudantes de todas as idades. O projeto político pedagógico defendido pelo Estado também colocou na matriz curricular do ensino básico a disciplina de Cidadania e DH, assim como passou a  introduzir o tema no conteúdo de todas as capacitações realizadas pelos professores, preparando-os para prevenir e mediar os conflitos nas escolas.
 
Satisfeito com a premiação, o secretário Danilo Cabral lembra que a conquista tem um significado importante para o Estado e demonstra que o trabalho realizado pela equipe do governo está no caminho certo. “Sabemos que os resultados das ações que  estamos realizando chegam em longo prazo, mas temos perseverança e vamos continuar trabalhando para reconstruir o papel da escola, que é o de formar cidadãos e cidadãs, ressaltou. 
 
O ministro da Educação, Fernando Haddad, foi representado na solenidade de entrega do Prêmio pelo secretário de Educação Continuada e Diversidade, André Lazáro, que parabenizou Pernambuco pelo trabalho. “Queremos que a experiência de Pernambuco, assim como outras boas iniciativas, sirva de exemplo para outros estados”, afirmou, adiantando que o projeto pernambucano e das demais entidades que participaram do Prêmio em todas as categorias serão tratadas pelo MEC como ferramentas da política nacional de EDH. “Queremos dar a todos os estudantes o direito de aprender, mas precisamos lembrar que a escola não é uma soma de disciplinas. É um ambiente de formar cidadãos”, finalizou.
 
O ministro da secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, defende que seja implantada no País uma Lei Geral das Diretrizes em DH. “Já estamos com essa discussão junto ao MEC e logo vamos estendê-las para as escolas, universidades e outras entidades”, anunciou. Sobre o Prêmio, o ministro ressaltou que “é uma iniciativa estratégica para a discussão chegue em todos os estados e que, embora demore quatro, cinco ou seis anos, se construa um mundo mais justo”.
 
Premiação - Nas 10 categorias, foram mais de 350 projetos inscritos. Na categoria 1 – “As Secretarias de Educação na Construção da Educação em Direitos Humanos”, foram encaminhados 35 trabalhos. Pernambuco e São Paulo foram os finalistas. “O grande diferencial é não trabalharmos o tema através de projetos ou ações pontuais. Temos uma política educacional com foco na formação para a cidadania baseada nas diretrizes do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos”, ressalta a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Aida Monteiro. Nas demais categorias, participaram universidades, escolas estaduais e privadas. 
 
O prêmio foi criado pela Organização dos Estados Íbero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), em parceria com o Ministério da Educação e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos e tem como objetivo a identificação, reconhecimento e estímulo às experiências educacionais que promovam os Direitos Humanos. Enviada para Brasília, a iniciativa foi avaliada por uma comissão constituída pela Secretaria Especial de Direitos Humanos e o Ministério da Educação.

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