"Reduzir tributos é uma resposta errada à crise. Aumentar juros é é uma resposta estúpida", disparou o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) no primeiro dia do seminário que seu partido realiza no Recife reunindo 309 prefeitos.
Segundo colocado nas pesquisas de intenção de voto para presidente da República, atrás do governador de São Paulo José Serra (PSDB), Ciro poupou Lula de críticas, mas atacou a política econômica do seu governo.
- Desta vez não quebraremos graças a Lula. O efeito da crise será a queda para menos da metade da taxa atual de crescimento econômico. Não acredito que iremos crescer mais do que 2,5% em 2009, o que será insuficiente para garantir os ganhos de produtividade e a chegada de 2,6 milhões de jovens no mercado de trabalho. Isso quer dizer que a taxa de desemprego que caiu em todos os meses do governo Lula vai voltar a subir - previu Ciro.
Ele foi além:
- Quando falam que a inflação vai deixar a casa dos quatro e pouco por cento para ultrapassar os cinco pontos percentuais, o Banco Central se reúne e joga contra o governo aumentando a taxa de juros.
Ciro não quis dizer se será ou não candidato à sucessão de Lula. "O PSB tem nome melhor do que o meu. O do governador Eduardo Campos, por exemplo", desconversou. Para acrescentar: "Nenhum de nós está obsessivamente querendo ser candidato. Mas se formos chamados, teremos de ser".
Nenhum comentário:
Postar um comentário