Piscina de bolas, pula-pula, palhaço, totó, ping-pong, algodão doce e pipoca. O Centro da Juventude de Santo Amaro (CJ) reuniu tudo que as crianças mais gostam para comemorar o dia das crianças. O evento aconteceu na última sexta-feira (10), nos turnos da manhã e tarde, e reuniu cerca de 600 pessoas. O Centro da Juventude faz parte do Programa Vida Nova da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSDH).
Desta vez, o Centro preparou uma programação diferente, voltada para a família. Os jovens do Centro puderam trazer seus filhos e parentes. "Queremos valorizar a presença dos nossos jovens e dos seus familiares de modo a proporcionar um momento de integração deles e de sua família com o Centro", explicou o coordenador do CJ, João Soares. Objetivo alcançado. O Centro de Santo Amaro ficou repleto de crianças, eram filhos, sobrinhos e primos dos jovens.
"Estou gostando muito. Uma coisa legal foi poder conhecer os filhos das minhas colegas", comentou a jovem Débora da Conceição. Ela levou a filha Laila, que por sinal, chorava para não sair do pula-pula. Para outros, a festa do dia das crianças foi uma oportunidade de lazer que muitos jovens do Centro não podem proporcionar a seus filhos, como é o caso de Marília de Souza. "Não tenho condições de levar meu filho para brincar, só nos parques públicos, e aqui está tudo maravilhoso", avalia Marília. Além do filho Wilton Souza, 5, a jovem aproveitou para levar as primas Ednalda Souza, 10 e Stefane Cavalcante, 6. "Eles estão gostando tanto que nem querem parar para comer, só querem pular e brincar", diz Marília.
Para realizar a festa do Dia das Crianças, o coordenador João Soares explicou que foi necessário integrar os 44 profissionais que trabalham no CJ. "Montamos uma estratégia para que toda a equipe trabalhasse de forma integrada. Temos aqui hoje psicólogos, assistentes sociais, monitores, arte-educadores, equipes de cozinha e administrativa, entre outros profissionais. A festa foi idealizada por toda a equipe", explica João. O coordenador se diz satisfeito com a ação. "Atendeu a nossa expectativa, tendo em vista que os jovens participaram. Eles trouxeram seus filhos e familiares. Além disso, os jovens também participaram da programação. A família esteve presente", conclui João Soares.
Orquestrando Pernambuco - Também estiveram presentes no dia das crianças no Centro da Juventude de Santo Amaro, os 50 participantes do Programa Orquestrando Pernambuco. O adolescente Anthony Carlos, de 12 anos, comenta sobre o dia. "Estou achando ótimo. Gostei das brincadeiras e das gincanas", e completa "foi uma coisa muito boa porque várias crianças daqui não iam ganhar nada no dia das crianças".
Sobre o Orquestrando, que está na etapa de ensino da Teoria Musical, Anthony comenta. "Estou aprendendo muita coisa que eu não tinha idéia. O que é uma pauta, um pentagrama, uma clave". Ao final da programação os alunos do Programa receberam presentes pelo seu dia.
O Orquestrando Pernambuco objetiva transformar jovens em situação de vulnerabilidade social em músicos profissionais. O programa oferece aulas de formação musical gratuita durante dez anos. Nesse período, além de teoria musical, os alunos terão aulas práticas de violão, violão celo, viola, teclado e canto/coral. O programa e uma ação do Governo do Estado em parceria com as Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Blog da Juventude Socialista Brasileira de Pernambuco by JSB-PE is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Nenhum comentário:
Postar um comentário