Inserido no programa Pacto Pela Vida do Governo de Pernambuco, que visa à diminuição da violência e o resgate da cidadania nas áreas com maiores índices de violência, o projeto Comunicando Culturas começa a mudar a vida de 108 jovens do Grande Recife. A iniciativa, promovida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), oferece formação técnica em audiovisual, fotografia digital, multimídia e cenotecnia a estudantes de escolas públicas estaduais de Olinda e Recife, todos moradores de regiões de baixo desenvolvimento econômico.
Em seu primeiro módulo, iniciado em setembro, os participantes do Comunicando Culturas receberão 200h/aula de disciplinas temáticas e de reforço escolar em Português, Inglês, Matemática, Física, Informática, História da Arte e da Cultura Pernambucana e Ética e Cidadania na Arte. Nessa fase, todos os jovens têm acesso às quatro linguagens artísticas, para assim descobrirem suas preferências e aptidões. "Estamos em uma fase de sensibilização, de construção. Os meninos estão encantados, descobrindo-se e descobrindo a oportunidade de trabalhar com cultura e arte", diz Cynthia Falcão, uma das coordenadoras do projeto.
Após o primeiro módulo do projeto, com término marcado para o dia 28 de novembro, os estudantes assistirão a aulas específicas para cada área (Audiovisual, Fotografia Digital, Multimídia e Cenotecnia), de acordo com suas aptidões. Assim receberão aulas técnicas em uma única linguagem.
COMUNICANDO – O Comunicando Culturas, que também faz parte do programa Células Culturais, da Fundarpe, tem como objetivo inserir jovens de áreas de baixo desenvolvimento econômico no mercado de trabalho. Com a ação, o Governo Estado pretende fortalecer a cidadania e combater a violência em Pernambuco.
A ação também integra o plano de Audiovisual da Fundação cujo objetivo, além de fomentar a produção do setor no Estado, é a capacitação de jovens para o mercado de trabalho e formação de novas platéias.
O projeto oferta a estudantes do ensino médio de escolas públicas dos bairros de Santo Amaro, Ilha de Deus, no Recife, e Aguazinha, Salgadinho, Peixinhos, Ouro Preto, Varadouro e Amaro Branco, em Olinda, uma oportunidade de formação técnica em linguagens carentes de profissionais especializados.
O Comunicando Culturas é considerado um curso de longa duração, com 500 horas/aula, 200 na primeira fase e 300, na segunda. Além das aulas, o inciaitiva disponibiliza Bolsas Cultura para todos os estudantes, no valor de R$100, além de material didático e auxílio no deslocamento.
O curso está sendo realizada à tarde, sempre das 14h às 18h, no 2º andar da Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além da Fundarpe, participam do projeto as secretarias Estadual de Educação (Seduc), de Defesa Social (SDS), Estadual de Ciência Tecnologia e Meio Ambiente (Sectma) e os Pontos de Cultura do Governo Federal
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Blog da Juventude Socialista Brasileira de Pernambuco by JSB-PE is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Nenhum comentário:
Postar um comentário