Eduardo Campos mantém mesmo patamar do início da gestão
Governador Eduardo Campos tem maior aprovação na zona da mata, área que recebeu alguns dos novos investimentos.O governador Eduardo Campos (PSB) chega aos 18 meses de gestão com a aprovação dos pernambucanos e mais, com a confiança de que o estado está em crescimento. A administração socialista é aprovada por 72% da população, segundo pesquisa do instituto Exatta, encomendada pelo Diario de Pernambuco. Os números refletem o bom momento do estado, especialmente o econômico, com a chegada de investimentos, como o estaleiro Atlântico Sul, em Suape, a fábrica da Sadia, em Vitória de Santo Antão, e a expectativa de geração de empregos.
Este é o quarto levantamento de uma seqüência histórica que avaliou os 18 meses da administração de Eduardo Campos. O governo socialista se mantém no mesmo patamar desde o início da gestão, em janeiro de 2006. "Houve uma elevação em dezembro do ano passado (76%) que deve ser reflexo do estado de espírito da população no período, correspondente às festas de fim de ano", explica o coordenador do estudo, o pesquisador João Matos.
Quando se analisa os dados da pesquisa de acordo com as mesorregiões do estado, percebe-se que a gestão Eduardo Campos tem maior índice de aprovação na Zona da Mata (82%). A área recebeu alguns dos novos investimentos. A Sadia, por exemplo, inaugurou na última sexta-feira uma escola para capacitar a mão-de-obra local que poderá trabalhar na fábrica. Deverão ser gerados 1,5 mil empregos diretos e 4 mil indiretos. A menor aprovação do governo está no Recife (60%). Na capital, o socialista tem enfrentado graves problemas com a crise na saúde e os altos índices de criminalidade.
O levantamento também revela que 51% da população avaliam a gestão de Eduardo como boa ou ótima. O melhor desempenho do governo está na camada da população menos instruída (56%), mas chama a atenção a opinião das pessoas com curso superior - 39% acham a administração boa ou ótima. "A população com nível superior é mais crítica, porém eles também avaliam bem a gestão. Eles costumam desviar para o regular, mas tanto o regular como o ruim ou péssimo estão na média do resto da população", afirma João Matos.
A confiança no crescimento do estado é um sentimento que atinge 79% dos pernambucanos. Apenas 1% acredita que há um movimento de regressão e 13% acham que não há crescimento. A maioria da população, que enxerga esse crescimento (95%), aponta o governador Eduardo Campos como o responsável por esse desempenho, nem que seja por uma pequena parte. A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 16 de julho em 43 municípios do estado. Foram ouvidas 2.002 pessoas, o que garante uma margem de erro de 2,2% para mais ou para menos, com grau de confiança de 95,5%.
A aprovação e a boa avaliação do governo do estado podem estar diretamente ligadas à imagem que os pernambucanos têm de Eduardo. O socialista é considerado corajoso (por 76% dos entrevistados), responsável (75%), competente (73%), experiente (74%). O governador ainda reúne outras qualidades, como honestidade (59%), ouvir o povo (63%), cumprir o que prometeu (50%) e ser a favor dos pobres (57%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário