O aumento do número de beneficiados pelo Programa Bolsa-Família no País até o fim deste ano demandará maior investimento contra fraudes. O reforço da fiscalização foi garantido pelo ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, durante visita, ontem, ao Recife. Haverá 1,3 milhão de famílias a mais até outubro, o que exigirá maior vigilância do Ministério Público sobre o uso do recurso.
A expansão do benefício ocorrerá por causa do aumento da linha de entrada de famílias. Até este mês, só o recebia quem tinha renda mensal de até R$ 120 por pessoa, totalizando 11 milhões de cadastros. A partir de maio, poderão ser cadastradas aquelas com renda per capita de até R$ 137.
Em Pernambuco, aproximadamente 941 mil famílias têm direito ao dinheiro extra hoje. O ministro não especificou o quanto esse contingente crescerá. Mas ressaltou que o acompanhamento do uso do benefício será mais sistemático.
“Combatemos fraude todos os dias e, por isso, o Banco Mundial considerou o Bolsa-Família um dos programas mais focalizados do mundo. Claro que aqui e acolá há irregularidades, mas os promotores federais e dos Estados são nossos parceiros”, afirmou Patrus Ananias.
O ministro explicou que o programa priorizará, a partir deste ano, moradores das regiões metropolitanas, por concentrarem a maior parte dos bolsões de pobreza. Segundo Patrus Ananias, o Bolsa-Família está consolidado nas pequenas e médias cidades.
Para cadastrar mais famílias e oferecer melhor acompanhamento do programa, a Prefeitura do Recife expande sua rede de Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Ontem, o ministro inaugurou um deles, na comunidade de Roda de Fogo, Zona Oeste. Agora, funcionam oito casas do tipo no município.
O prefeito João da Costa enfatizou que os Cras servem para promover outras políticas públicas, como orientação profissional, atenção à família, capacitação de jovens e Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
sexta-feira, 24 de abril de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Blog da Juventude Socialista Brasileira de Pernambuco by JSB-PE is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.
Nenhum comentário:
Postar um comentário