Democrático, pautado na liberdade e atento às complexidades do mundo contemporâneo. Este é o modelo de socialismo que os participantes do seminário “Organização dos Núcleos de Formação Política” identificaram como sendo aquele que o Partido Socialista Brasileiro (PSB) deve defender.
O evento, promovido pela Fundação João Mangabeira (FJM), reuniu cerca de cem participantes em Brasília, de quinta-feira (29) a domingo, com o objetivo de estruturar núcleos de disseminação do conhecimento, capacitando representantes regionais que serão os responsáveis pelos cursos de formação em cada Estado.
Para a secretária do Movimento Popular Socialista, Maria de Jesus Matos – que integrou o grupo de Alagoas –, o seminário representou grande avanço no sentido de formar a militância. “A FJM conseguiu levar sua mensagem a todos aqueles que participaram do evento. Sinto que tivemos um grande salto de qualidade, complementado pelo intercâmbio entre todos os participantes”, comentou.
O resultado exitoso que o PSB alcançou nas urnas em 2008 foi um aspecto ressaltado pela secretária-geral do Movimento Negro Socialista, Valneide Nascimento dos Santos, ao falar sobre a importância do seminário. “Tivemos um crescimento muito significativo nas últimas eleições.” Para ela – que participou representando o Espírito Santo –, a iniciativa de organizar os cursos da Fundação regionalmente “faz parte do processo de esclarecimento da militância que chega agora ao Partido e dá mais solidez a participação dos segmentos organizados”, avaliou.
Grupos de trabalho
O seminário foi estruturado para estimular a participação de todos, com dinâmicas e exercícios. Já no primeiro dia, foram formados quatro grupos de trabalho para aprofundar o debate em torno de temas como, por exemplo, políticas públicas.
“O trabalho dos temas em grupos foi muito positivo e producente”, avaliou um dos representantes do Rio de Janeiro, Léo Malina, que também é secretário de Comunicação do PSB/RJ. Para o jornalista, o encontro permitiu, além de trocar experiências e conhecer outras realidades regionais, unificar o discurso em torno de como deve ser o processo de formação política do Partido. “Formar é dar conteúdo, conhecimento e política. É uma iniciativa importante, que tem que ser ampliada”, concluiu.
Ao fazer o balanço do evento, o diretor geral da Fundação e primeiro secretário Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Carlos Siqueira, afirmou que o objetivo do seminário foi alcançado, resultado de “um rico debate com a participação muito intensa. O próximo desafio é fazer com que os núcleos se constituam efetivamente e pulverizem todo o conhecimento adquirido nesses dias”, explicou.
E para manter os debates sempre vivos, atuais e em sintonia com os desafios que se apresentam no dia-a-dia, cada núcleo integrará um grupo nacional, que se reunirá mensalmente – a distância – para discutir um tema da atualidade.
Gustavo Sousa Jr - Assessoria de Comunicação do PSB
Nenhum comentário:
Postar um comentário