Quem costuma passar pelo Complexo IEP - Instituto de Educação de Pernambuco, no bairro de Santo Amaro, no Recife, tem observado uma mudança no visual dos prédios das cinco escolas que o compõe. É que em vez de muros e paredes pichados, o visual foi substituído por imagens cheias de vida e de expressões artísticas através do grafitismo.
“Com o trabalho proporcionamos um visual mais alegre, bonito e cheio de cores. Passamos também uma mensagem de incentivo à preservação da natureza e de promoção à cultura, bem como minimizamos as pichações, além de valorizarmos o trabalho dos grafiteiros”, disse o gestor da Escola Estadual Sizenando Silveira, que integra o complexo, Elimar Alcoforado.
Ainda segundo o gestor, os desenhos, mesmo mantendo a particularidade de cada grafiteiro, possuem mensagens que expressam a importância da atividade física, a vida do homem sertanejo e de manifestações culturais como o Carnaval de Pernambuco, uma das mais fortes tradições do Estado e do Nordeste. O trabalho, que teve início em janeiro, está sendo desenvolvido pelo Grupo 33, que é formado pelos grafiteiros Juber, Léo Gospel, Johnyc, Mar e Michel, além de Estranho e Pedro Henrique Leão, este último estudante do 30 ano do ensino médio da Escola Sizenando Silveira. “Antes eu fazia aerógrafo em camisas e, através dessa experiência, estou podendo expandir meu trabalho, além de divulgá-lo para um número bem maior de pessoas”, informou Pedro.
A idéia deu tão certo que o Grupo 33 pensa em apresentar um projeto à Secretaria de Educação, propondo que esta ação aconteça em outras escolas. No próximo mês eles pretendem realizar oficinas para os estudantes do Complexo IEP. Segundo Leo Gospel “a intenção é que possamos ser multiplicadores e, dessa maneira, acabar de vez com as pichações”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário