Página inicial

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Conduzir políticas públicas voltadas à inclusão: um compromisso do PSB

Partido Socialista Brasileiro - PSB

Construir políticas públicas para obter resultados efetivos. Este é o principal objetivo do Seminário de Planejamento Estratégico de Políticas Públicas Municipais realizado pela Fundação João Mangabeira e pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), em Pernambuco, nos dias 12 e 13 de dezembro. 

Em entrevista à jornalista Vera Canfran para o Informativo Socialista, o presidente Nacional do Partido e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, fala da iniciativa do PSB e Fundação João Mangabeira de contribuir com os prefeitos eleitos no desafio de governar com equilíbrio.

Eduardo Campos enfatizou ainda a necessidade de manter o PSB unido e de criar programas com a participação direta da população.

Confira a entrevista na íntegra:

Informativo Socialista - Presidente, o seminário "Planejamento Estratégico de Políticas Publicas Municipais" tem como objetivo orientar os prefeitos eleitos a criarem programas de governo com responsabilidade. Como isso é possível? 

Eduardo Campos - Queremos, com este Seminário, contribuir com todos os companheiros que foram eleitos ou reeleitos no pleito de outubro, para que possam enfrentar o desafio de levar adiante gestões que façam com que os municípios tenham equilíbrio fiscal, mas que inclua equilíbrio nos serviços prestados à população, sem fazer cortes em ações de inclusão e em estruturas que são importantes pra todos. É fazer mais com menos em menos tempo e com o povo participando das escolhas. Você só gere bem quando constrói um programa junto com o povo. A população paga muitos impostos e tem que cobrar uma qualidade diferente dos serviços públicos. 

Informativo Socialista - Como o senhor avalia o PSB? O partido é hoje uma alternativa concreta no cenário político brasileiro? 

Eduardo Campos - O PSB, de maneira geral, vive um bom momento. Acredito que as eleições de 2008 vieram como uma virada de página para o Partido. O crescimento de 78,62% é resultado do diálogo entre os políticos, militantes e o povo. Somos ainda muito jovens enquanto partido. São sessenta anos de luta. Mas, temos dado à democracia brasileira exemplos de um partido maduro. Nos últimos três anos, o nosso partido avançou de forma soberana. Nós somos o primeiro partido político brasileiro a trazer o debate para a questão do desenvolvimento sustentável e fizemos isso com o envolvimento do povo, o que abrigou um outro olhar da sociedade brasileira ao PSB. Na seqüência, nós apostamos em um tema que é a necessidade desse país encarar com responsabilidade o desafio da Reforma Urbana. Uma reforma que inclui não só a questão de ordenar a ocupação do solo urbano, mas também que assegure moradia digna, infra-estrutura de saneamento básico, água potável e energia elétrica, serviços de saúde e educação, espaços para cultura, esporte, lazer e profissionalização de jovens. Somos um partido unido com um projeto político para o povo brasileiro, um projeto de desenvolvimento que contribui para a construção de um país aos milhares de excluídos. 


Informativo Socialista - O que diferencia o Partido Socialista Brasileiro? 

Eduardo Campos - O PSB tem unidade interna e não está a reboque de nenhum outro partido político. O PSB tem rumo, comando e, principalmente, tem projeto de poder com responsabilidade. Nosso partido é contrário a sustentações de oportunismos que muitas vezes nos são oferecidos. O PSB não vacila com os seus princípios, com a sua história e com os seus compromissos com o povo. O PSB sonha com um país indo muito mais além do que o Brasil tem ido até agora. E é esse o sonho que embala o nosso crescimento. 

Informativo Socialista - O que significa "ser socialista" neste momento? 

Eduardo Campos - É garantir avanços que vêm sendo conquistados atualmente, mas não ficarmos satisfeitos com o que se conseguiu até aqui. Nós queremos mais do que isso. E vamos conquistar. Cuidar do PSB, agora, é cuidar do futuro do Brasil. 

Informativo Socialista - Quais são as perspectivas do PSB? 

Eduardo Campos - Temos que ter consciência de que cresceu a responsabilidade do nosso partido diante da população brasileira. Hoje somos o segundo partido no campo democrático e popular. Temos o governo de três estados, 312 prefeituras – sendo três de capitais importantes como Belo Horizonte, João Pessoa e Boa Vista - e 2.956 vereadores. Temos uma bancada respeitada no Congresso Nacional e, mais do que isso, a presença nos movimentos sociais. Enfim, estamos em todas as frentes, fazendo um grande esforço, construindo um projeto nacional, além do governo Lula, do qual participamos.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Blog da Juventude Socialista Brasileira de Pernambuco by JSB-PE is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.