Página inicial

sábado, 11 de outubro de 2008

Governo vai mapear ações para a juventude


Para integrar as ações de políticas públicas voltadas para a juventude, a Secretaria Especial de Juventude e Emprego promoveu, na última quinta-feira (9), no Recife Praia Hotel, no bairro do Pina, a quarta reunião do Comitê Intersetorial de Políticas Públicas de Juventude. O Comitê se reúne mensalmente e é formado por 16 secretarias estaduais. Durante o encontro foram apresentadas as ações que estão sendo desenvolvidas na área de juventude e pelo Programa Mãe Coruja. O evento contou também com a participação de José Almir, da Secretaria Nacional de Juventude.

De acordo com o secretário executivo do Comitê Intersetorial, Flávio Campos, desde março deste ano estão sendo mapeadas as ações para a juventude de cada secretaria e órgãos. “O mapeamento vai gerar um guia de políticas públicas para a juventude de Pernambuco. O objetivo é otimizar o gasto de recursos públicos”, informou Campos. Ele destacou o Mãe Coruja como um programa que vem dando certo. “As ações integradas de várias secretarias no Programa Mãe Coruja estão fazendo com que uma realidade seja transformada”, destacou Campos.

O Programa Mãe Coruja objetiva reduzir a mortalidade infantil e materna no Estado de Pernambuco. O público-alvo é formado por mulheres gestantes - usuárias do sistema único de saúde e residentes no estado de Pernambuco - e Crianças de 0 a 5 anos, filhos das mulheres atendidas pelo programa. Iniciado em outubro do ano passado, no Sertão do Araripe, o Mãe Coruja atende também ao Sertão do Moxotó. Estão sendo contemplados 24 municípios nas duas regiões. A meta é atender todo o estado até 2010. Sete secretarias estaduais estão envolvidas nas ações: Saúde, Mulher, Educação, Desenvolvimento Social e Assistência Social, Juventude e Emprego, Agricultura e Planejamento.

Juventude - Ao final da reunião, o representante da Secretaria Nacional de Juventude, José Almir , falou sobre o diagnóstico realizado sobre a juventude, no qual foram derrubados alguns mitos, entre os quais o que dizia que a tecnologia isola os jovens. “A juventude usa a tecnologia para se comunicar e interagir com as tribos e não para se isolar”, ressaltou. De acordo com José Almir, o Governo Federal  desenvolve atualmente 19 projetos, ações ou programas voltados à juventude. “Um dos desafios do governo tem sido articular todas estas iniciativas de modo a vinculá-las à Política Nacional de Juventude”, finalizou.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
Blog da Juventude Socialista Brasileira de Pernambuco by JSB-PE is licensed under a Creative Commons Atribuição 2.5 Brasil License.