Prefeitura do Recife convoca jovens entre 18 e 29 anos para fazer parte do programa, que oferece bolsa mensal de R$ 100. Há 5.600 vagas disponíveis
Jovens que não concluíram o ensino fundamental (1ª a 8ª série), entre 18 e 29 anos, podem se inscrever gratuitamente, a partir de hoje, no programa Projovem Urbano. As matrículas, que vão até o dia 31 de julho, deveriam ter sido iniciadas na última sexta-feira, mas foram adiadas por causa da paralisação de 24 horas dos motoristas de ônibus do Grande Recife. As aulas começam em agosto e os cursos têm duração de 18 meses.
O programa de qualificação, parceria entre os governos federal e municipal, vai disponibilizar 5.600 vagas. Os interessados devem se dirigir aos postos de inscrição com carteira de identidade, comprovante de residência, original e cópia, e declaração de escolaridade. O aluno que não concluiu a 4ª série e não tem documento de escolaridade, deverá procurar no local o coordenador de matrícula para comprovar a aptidão mínima exigida – saber ler e escrever.
As aulas ocorrerão à noite, de segunda à sexta-feira, das 18h às 22h, em 33 escolas da rede municipal. Cada participante ganhará uma bolsa mensal de R$ 100. O benefício será pago durante 20 meses, dois meses a mais que o tempo do programa. Em contrapartida, para ganhá-la todos os meses, o estudante terá que freqüentar no mínimo 75% das aulas e realizar 75% das atividades propostas.
Além das aulas do ensino fundamental, os jovens escolherão uma das cinco áreas para se profissionalizar: telemática, alimentação, esportes e lazer, saúde e serviços pessoais. As avaliações serão realizadas pela coordenação do programa e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
Os 13 locais de inscrição são as escolas municipais do Coque (Ilha Joana Bezerra), Almirante Soares Dutra (Cabanga), Paulo VI (Linha do Tiro), Nadir Colaço (Macaxeira), Escola Municipal da Guabiraba (Brejo da Guabiraba), Centro Público de Casa Amarela (Casa Amarela), Unidade de Tecnologia na Educação e Cidadania (Utec) Gregório Bezerra (Várzea), Utec Ibura, Escola Antônio de Brito Alves (San Martin), Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Imbiribeira), Sistema Público de Emprego e Renda (Bairro do Recife) e nos ônibus itinerantes próximos ao Conjunto Habitacional Casarão do Cordeiro e à Escola Sede da Sabedoria, em Santo Amaro. Mais informações pelo número 0800-7227777.
Nenhum comentário:
Postar um comentário